É um fato que todo ser humano possui enraizado em seu coração e mente a sua própria visão de mundo, que foi sendo construída ao longo de sua vida por diversos elementos que contribuíram para que ele estabelecesse suas crenças ou ausência delas.
E a menos que as pessoas tenham uma fonte absolutamente confiável de revelação de Deus, não há razões para afirmar como verdadeiro qualquer ensinamento doutrinário ou moral que se possa considerar vindo da parte do próprio Deus. E nesse ponto Calvino tem uma ilustração clássica, na qual ele fala das Escrituras como um óculos que colocamos para corrigir a nossa visão, que é distorcida pelo pecado. Esses óculos nos dão a compreensão correta sobre Deus e o mundo o qual ele criou. Através da Bíblia o próprio Deus se revela de modo que possamos conhecê-lo e servi-lo. A autoridade que vem da Bíblia para a vida do homem toca a princípio em todas as áreas da vida humana, moldando toda uma cosmovisão adequada.
Mas não se trata apenas de uma cosmovisão correta, mas de estarmos frente a frente com uma forma específica de expressão da revelação de Deus e seu plano para trazer a salvação para a terra. A pregação de Jesus durante todo o seu ministério, bem como de seus apóstolos tinha haver com o reino de Deus. A vinda de Cristo inaugurou uma nova era, o reino de Deus havia chegado e o seu poder consistia na presença do próprio Jesus, que não era um messias, mas o messias prometido ao povo de Israel. Jesus anunciou o reino com palavras e obras, seus milagres revelam a vinda do reino de Deus.
O reino de Deus revelado em milagres significa redenção de todo o mal e restauração da vida como um todo. E foi isso que o Senhor Jesus quis dizer quando interrogado pelos fariseus a respeito do Reino de Deus:
Indagado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus lhes respondeu:
— O Reino de Deus não vem com visível aparência. Nem dirão: “Ele está aqui!” Ou: “Lá está ele!” Porque o Reino de Deus está dentro de vós. Lucas 17:20,21
Cristo estava querendo dizer com a expressão “dentro de vós” que esse é o modo como opera o Reino de Deus agora, em relação ao futuro, sendo ele agora interno e invisível, Mas no futuro quando Cristo voltar e buscar sua igreja, será externo e visível. O reino de Deus atua como o poder de Deus em Cristo para transformar pessoas de dentro para fora, do interior para o exterior, curando a corrupção do seu coração. Uma atuação transformadora através do poder resgatador de Cristo que pagou o custo do pecado do homem.
O poder do reino de Deus em ação transforma vidas a partir do coração do homem, através da obra redentora de Cristo na Cruz. É por isso que Jesus responde que o reino agora está “dentro de vós”, porque a transformação é interna e não externa para que o homem se volte para Deus em arrependimento de suas más obras, sendo restaurado em seu relacionamento com Deus a partir do próprio Deus, em Cristo. Essa é a única maneira do homem, um ser moralmente caído e afastado do seu criador, obter redenção.
Por Mel Barbosa.