Na passagem que transcrevo abaixo Calvino demonstra as condições em que os reformadores haviam encontrado as escolas e os púlpitos naquele tempo, ambos sem espiritualidade em seus ensinos e sermões e cheios de superstições. Diante de tal quadro nada mais justo do que substituir tudo aquilo pelo ensino correto e coerente da Palavra de Deus, e foi o que Calvino buscou fazer.
“Contemplei Cristo lançado em esquecimento, como elemento profícuo – que teria eu de fazer? Observei o Evangelho poluído pela superstição – que faria? Vi a Palavra Divina voluntariamente ignorada e escondida – como proceder? Se não deve ser considerado traidor aquele que, vendo os soldados dispersos, toma a insígnia do capitão, reúne-os e estabelece a ordem – seria eu traidor por haver erguido da Igreja debandada a velha bandeira de Cristo? Eis que não se trata de uma nova flâmula, ó Cristo, mas do teu nobre estandarte!”
As palavras de Calvino retratam o seu posicionamento perante uma igreja que estava deixando de lado seu principal fundamento: Cristo. Calvino era amplamente tomado pela consciência e senso de dever quanto ao ensino da Palavra de Deus para a igreja. Diferente daqueles que perdem o senso e endurecem a própria consciência quanto ao Evangelho de Cristo.
Os estudos, ideias e escritos doutrinários de Calvino, que inclusive foram fortemente influenciados pelo pensamento de Agostinho, refletem todo o sistema de doutrinas reveladas nas Sagradas Escrituras. Calvino teve uma grande relevância em sua geração, através dele o movimento da Reforma foi organizado em suas principais ideias e ganhou um forte corpo por meio de sua principal obra “As Institutas de Religião Cristã”. Sua grande influência fez com que, mesmo após sua morte, seus discípulos, denominados ‘Calvinistas’, continuaram a visão de Calvino estendendo a força do pensamento calvinista em todas as áreas da vida e da sociedade. De modo que o pensamento calvinista se traduzisse numa cosmovisão genuinamente bíblica, em uma visão de mundo, que tem como pretensão trazer toda a sociedade debaixo do reino de Deus.
As ideias centrais do pensamento Calvinista foram resumidas e organizadas naquilo que ficou conhecido como as grandes Confissões de Fé do séc. XVII. Dentre as quais pode se destacar a “Confissão de Fé de Westminster, que foi escrita por teólogos puritanos de várias denominações do parlamento inglês, com o objetivo de tratar do culto, doutrina e disciplina dentro da igreja, tendo ficado pronta em 1646, depois de cinco anos de reuniões para a sua elaboração. Muitas outras confissões que surgiram depois, vieram de adaptações da de Westminster, inclusive a confissão de fé Batista.
Os principais pontos do pensamento Calvinista, que possuem um grande vigor até os dias de hoje são:
– A soberania de Cristo sobre todas as áreas da vida, rompendo com a visão católica romana onde havia uma separação de mundo entre o sagrado e o profano. A partir do pensamento reformado Calvinista a visão que passa a imperar é que tudo aquilo que é feito para Deus é sagrado, independentemente se está sendo feito dentro ou fora da igreja. Sendo introduzido o conceito de sacerdócio universal, onde o cristão serve a Deus na vocação em que Deus o chamou e o colocou.
– A graça comum, sendo distinta da graça especial, concedida somente aos eleitos e relacionada com a salvação. A graça comum é Deus operando em toda a humanidade, independentemente de uma pessoa ser salva ou não, concedendo dons e talentos a todos, mesmo a descrentes.
– Profunda pecaminosidade do ser humano e a sua incapacidade de resolver seus dilemas. O coração humano é irremediavelmente inclinado para todo o mal, nem mesmo a graça é capaz de eliminar a corrupção do coração humano, ela não foi dada para isso. Somente na vinda de Cristo o problema do mal no coração do homem será resolvido definitivamente.
– O poder redentor de Jesus Cristo chamando os seus, transformando vidas e mudando situações, agindo através da história para cumprir o propósito de Deus.
– Sacerdócio universal dos santos, onde todo cristão em seu trabalho e atuação está ministrando a Deus, fazendo tudo para a glória de Deus.
– O conceito de mordomia como tendo Deus dado e confiado ao homem os tesouros da terra, incluindo o tempo, as riquezas, as habilidades, inteligência e seu corpo. O pensamento calvinista deixa bem estabelecido que nenhuma dessas coisas pertencem aos homens e que cada um prestará contas a Deus de como utilizou todos esses tesouros.
Esses são alguns dos principais pontos, mas há muitos outros do pensamento de João Calvino que influenciaram, e continuam a influenciar até os dias de hoje, a visão de mundo dos cristãos, tamanha a inspiração que veio desse extraordinário teólogo. Calvino foi um homem que se posicionou em manter fortemente erguido o estandarte de Cristo.
Por Mel Barbosa.